quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Concurso de Ideias para Reforma do Cinema Icaraí

Notícia do site da UFF (http://www.noticias.uff.br/noticias/2012/11/lancamento-edital-cinema-icarai.php)

Lançamento do edital do Concurso de Ideias para Reforma do Cinema Icaraí será no dia 3 de dezembro 
14/11/2012

A cerimônia de lançamento do edital do concurso de ideias que escolherá o melhor projeto de reforma para o Cinema Icaraí será realizada em 3 de dezembro, às 10h, na Sala dos Conselhos, no 3º andar da Reitoria, em Icaraí, Niterói. Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de várias universidades poderão apresentar suas propostas, contanto que o projeto inscrito tenha a supervisão de um professor.

A data foi definida no dia 7 de novembro em reunião entre o reitor Roberto Salles e representantes da Escola de Arquitetura e Urbanismo (EAU) da UFF, da Superintendência de Arquitetura e Engenharia (Saen) da UFF, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), do Instituto de Arquitetos do Brasil/Rio (IAB-RJ) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cinemas do Barreto I - Cine Brasil


O Cinema Brazil foi fundado em em 1921, na Rua General Castrioto, n. 483, próximo do Largo do Barreto (Praça Enéas Carneiro). Foi a primeira sala de cinema especialmente construída para essa finalidade erguida no bairro do Barreto. Com o tempo, surgiram outras salas, mas o Cine Brazil (depois Brasil) sobreviveu, tendo seu prédio posteriormente modificado, provavelmente nos anos 1930-1940. A sala de estilo eclético de um pavimento transformou-se numa construção de dois andares com traços art-déco.
No final dos anos 1970 o Cinema Brasil fechou suas portas e seu prédio hoje é ocupado por uma Igreja Evangélica. Entretanto, na pequena torre caracteristíca da arquitetura de salas de cinema (que servia como chamariz do cinema, da mesma forma que os letreiros das marquises, permitindo que o público identificasse o prédio de longe) ainda resta um símbolo do passado. Podemos ver um brasão com as letras CB, de Cinema Brasil, ainda perceptível apesar do péssimo estado de conservação da construção.