quarta-feira, 9 de julho de 2014

Visita ao Cinema Icaraí

Atualmente fechado, o Cinema Icaraí está sendo inspecionado por empresa contratada pela UFF, através de edital público, para elaboração de projeto básico e projeto executivo de restauração e revitalização do espaço, conforme comentado no blog.
Esta semana, tive a oportunidade de entrar no cinema - dentro do qual eu não pisava o pé há vários anos - e tirei algumas fotografias, reproduzidas abaixo.
Apesar da má qualidade das imagens, é possível viajar no tempo e rever a sala de exibição, assim como espaços anexos ao prédio.
Visão da plateia sem as poltronas, já retiradas

No primeiro par de fotos abaixo, é possível ver a parte de cima da famosa marquise do cinema, voltada para a praia de Icaraí, vista da janela dos apartamentos superiores.
Nas duas seguintes, uma visão da cabine de projeção e, colado na parede, um poster do "Guia do Projecionista", feito pela Embrafilme, para orientar os operadores.
Mais abaixo, duas fotos tiradas do corredor lateral do cinema, vizinho ao prédio lateral na praia.
O última par de fotos foi tirado de dentro da sala de projeção: a imagem do balcão superior na primeira, e de uma parede lateral na segunda, mostrando a beleza da decoração interna art deco.


 




Acima uma foto da entrada do cinema, atualmente tapada por tapumes e, abaixo, os famosos dizeres "Cinema Icaraí" por cima dos portões de acesso ao hall do cinema.

Um comentário: